Programa UP Skill

A possibilidade da ocorrência de um colapso nas áreas de tecnologia e Inovação no período pós-pandemia é cada vez mais real e isso ocorre não pela falta de vagas, mas sim pela falta de mão de obra qualificada.

O Brasil é um país díspar que acumula, de um lado, cerca de 14 milhões de desempregados, e de outro lado tem setores da economia, como é o caso do setor de TI, que estão passando por um verdadeiro “apagão” de mão de obra.

Segundo vários estudos e relatórios e também segundo as empresas associadas à Softex Campinas a geração de mão de obra técnica qualificada é menor que a demanda, gerando um descompasso cumulativo que se faz ver no número de vagas disponíveis nos grandes contratantes e na crescente concorrência por profissionais. Isso acontece devido à dinâmica própria da área que, cada vez mais imprescindível à gestão empresarial, expande a demanda de profissionais que respondem pela necessidade de Transformação Digital em curso no mundo todo. Complementarmente, as empresas manifestam o descompasso entre o portfólio de conhecimento dos profissionais recém formados em relação às necessidades reais do mercado. Portanto, além da escassez de profissionais ser um problema crescente na área, aqueles disponíveis precisam de tempo de experiência e treinamentos complementares para atender às efetivas necessidades das empresas.

Além disso, a crise decorrente da pandemia do Coronavirus vem provocando a demissão de profissionais em várias áreas, provendo uma janela de oportunidade de captação desse contingente, a partir de processos dinâmicos de capacitação dos conhecimentos alinhados com as novas características e demandas do mercado e permitindo que migrem para a área de tecnologia. Ainda há aqueles profissionais de tecnologia da informação que, pelas mesmas razões, também foram demitidos. Para estes a oportunidade é a reciclagem de formação, alinhada ao perfil demandado.

Antes da pandemia já era claro que havia este descompasso entre o modelo de ensino brasileiro de TICs e as necessidades das empresas. Com a crise provocada pela pandemia da Covid-19, e as consequentes incertezas sobre quais as diversas áreas da economia reagirão quando houver a retomada das atividades, este descompasso tende a ser mais crítico. Sendo assim, são ainda mais necessárias medidas ágeis, de curto prazo, para suprir as novas demandas das empresas com a formação técnica e profissional, tanto dos jovens que estão terminando os cursos de formação regular, quanto dos trabalhadores que perderão seus empregos, que por isso necessitarão atualizar e alinhar seu portfólio de conhecimentos com as novas tendências do mercado e necessidades das empresas. Dessa forma, a ampliação da “sintonia” entre as demandas do mercado e a formação técnica e comportamental dos profissionais, principalmente se realizado em escala, por um lado acelerará o processo de retomada da capacidade produtiva das empresas ao encurtar o tempo que os profissionais ficarão desempregados, dinamizando a recuperação das empresas, por outro lado, contribuirá para recuperação mais rápida da economia como um todo.

Preparar os trabalhadores para enfrentar as novas características do mercado de trabalho demanda, por um lado, um relacionamento com as empresas com objetivo de avaliar as características e o perfil de conhecimento técnico e comportamental requisitados. Por outro lado, implica na capacidade de interagir tanto com as instituições de ensino regulares (Instituições de nível superior, de nível técnico e profissionalizantes) com objetivo de capacitar os alunos egressos ou que que estão cursando os últimos anos dos cursos oferecidos por estas instituições, de modo a complementar a formação em linha com as necessidades das empresas. A linha de orientação de todos esses relacionamentos é a perspectiva de empresas e entidades de recolocação profissional, públicas e privadas, atuando na formação dos profissionais e sua recolocação, que indicam para onde devem ser direcionados os esforços de formação com objetivo de atender aos novos requisitos do mercado de trabalho.

Há que se destacar também a contribuição que a identificação das necessidades de formação trará para a revisão das ementas e da forma como operam as instituições de ensino regulares e as entidades e empresas de recolocação profissional que, a partir das experiências adquiridas durante o projeto, poderão sintonizar o conteúdo, carga horária e características dos seus cursos com as novas demandas do mercado.

O Up Skill é uma iniciativa da Softex Campinas criada para enfrentar este cenário de escassez de mão de obra técnica especializada com ações que alinham as expectativas e necessidades definidas pelas empresas com a formação de novos profissionais, através de:

9

Complementação dos conhecimentos técnicos e comportamentais (Hard e Soft Skills) dos jovens oriundos de instituições de ensino regulares (cursos de graduação, cursos técnicos ou participantes de programas de formação de jovens no modelo Jovem Aprendiz);

9

Oferta de cursos de atualização para profissionais desempregados ou que desejam atualizar seus conhecimentos técnicos ou comportamentais;

9

Atração de profissionais que atuam em outras áreas para atuar na área de tecnologia;

9

Conexão dos treinandos do projeto com as empresas;

9

Disseminação do conhecimento e implantação de mais 4 Polos de Capacitação, sendo dois no interior do Estado de São Paulo, um em um estado da Região Sul e um polo em Estado do Centro Oeste ou Nordeste do Brasil;

Elaboração de estudos e análises para que as instituições de ensino, empresas e entidades de recolocação profissional, públicas e privadas, possam realizar a revisão curricular e a forma como são ministradas as aulas, orientando suas atividades para as novas necessidades das empresas e do mercado.

O Up Skil exercita um modelo de Living Lab, no qual novas formas do processo de ensino e aprendizagem são adaptadas para se alinharem às necessidades do mercado. Os resultados são continuamente acompanhados permitindo avaliar sua eficiência e eficácia, melhorando o desempenho de forma contínua. Os relatórios e o material gerados durante a realização das ações são oferecidos às instituições de ensino regulares para que sirvam de material de apoio ao processo de adequação de suas ementas à nova realidade do mercado. Em paralelo, a identificação das necessidades e dos perfis profissionais demandados pelas empresas pautam os conteúdos do programa de atualização profissional que é oferecido para os profissionais que se encontraram desempregados e para aqueles que desejam aprimorar e atualizar seus conhecimentos, alinhados com as características do mercado após o impacto da Covid-19. 

Para operacionalização das ações do Up Skill a Softex Campinas atua em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, Assespro – Go e Assespro – PR, atende empresas situadas nos ecossistemas de Campinas – SP, São José dos Campos – SP, Jundiaí -SP, Goiânia – GO, Aparecida de Goiânia – GO, Anápolis – GO e todo o estado do Paraná. Nestes ecossistemas mais de 19.000 alunos participam das atividades do Up Skill. 

O Up Skil tem a plataforma Workover como sistema de gestão de aprendizagem (LMS) para a realização de cursos na modalidade de educação à distância, e através da plataforma oferece uma série de trilhas de formação, cursos e conteúdos voltados tanto àqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho, quanto para quem está em busca de uma recolocação.

Além de cursos de formação e acesso a vagas de emprego em empresas parceiras o Up Skill prevê o acompanhamento dos alunos com a disponibilização de mentoria de carreira, mentoria técnica, studio de projetos, incubadora de ideias e muito mais.

Se você está interessado em se capacitar acesse o link da Workover Academy,
acesse já no botão abaixo: